BRASIL, O PAÍS DA FOSSA NEGRA

Share:


 
Clique acima para adicionar ao artigo (indice11.jpg)No Brasil muito se fala sobre desenvolvimento, no entanto pouco se comenta sobre o país que não se mostra, o Brasil dos 43 milhões de brasileiros que vivem sem acesso a água encanada e dos 113 milhões que não dispõe de coleta de esgoto, uma nação que completou 510 anos do chamado “descobrimento” hospedando uma população de segunda classe, a nação da fossa negra. Foi o que revelou o Censo Ambiental Econômico e Social do Saneamento Básico produzido pela Fundação Getulio Vargas por encomenda do Instituo Trata Brasil, estudo que poderia repercutir entre os poderes politicos mais até agora não entrou no debate permanente de nehum dos seguimentos.
Clique acima para adicionar ao artigo (lixo10.jpg)
O estudo também mostrou o que seria da vida de todos nós para melhor em beneficios econômicos e sociais se o Brasil conseguisse com urgência e com o dinheiro que já existe, zerar o defícit de sanemanto basico de 19% na água encanada e 57% na coleta de esgoto, sem contar o lixo.
Clique acima para adicionar ao artigo (carro_10.jpg)As doenças de água podre respondem por dois terços das doenças intestinais e por metade da mortalidade infartil no pais até cinco anos, enquanto os investimentos em saneamoneto não passam de cinco bilhões por ano em todo o Brasil. Cada real aplicado a mais em saneamento poupoaria 4 reais e 30 centavos no orçamento da saúde, seria uma receita pública. Mas a classe politca finge que não saca isso. Aí se fala em aquecimento global, ta certo, isso é uma questão vital que pode ajudar a salvar o mundo. Mas é preciso contudo ampliar o conceito que temos sobre “salvar o mundo”, como também sobre “meio ambiente” transformando a questão do saneamento em uma prioridade do tamanho do aquecimento global.
Para os políticos enterrar esgotos não da voto, e para os ambientalistas a queda e a queimada das árvores provocam mais inquietação do que crianças arremessadas na águas podres dentro dos barracos. O que o Brasil precisa reflitir é que está na falta de saneamento de água, esgoto e lixo a maior tragédia ambiental dos brasileiros, até agora sem qualquer prioridade nacional.


BRASIL, O PAÍS DA FOSSA NEGRA

Nenhum comentário