Pular para o conteúdo principal

BRASIL, O PAÍS DA FOSSA NEGRA



 
Clique acima para adicionar ao artigo (indice11.jpg)No Brasil muito se fala sobre desenvolvimento, no entanto pouco se comenta sobre o país que não se mostra, o Brasil dos 43 milhões de brasileiros que vivem sem acesso a água encanada e dos 113 milhões que não dispõe de coleta de esgoto, uma nação que completou 510 anos do chamado “descobrimento” hospedando uma população de segunda classe, a nação da fossa negra. Foi o que revelou o Censo Ambiental Econômico e Social do Saneamento Básico produzido pela Fundação Getulio Vargas por encomenda do Instituo Trata Brasil, estudo que poderia repercutir entre os poderes politicos mais até agora não entrou no debate permanente de nehum dos seguimentos.
Clique acima para adicionar ao artigo (lixo10.jpg)
O estudo também mostrou o que seria da vida de todos nós para melhor em beneficios econômicos e sociais se o Brasil conseguisse com urgência e com o dinheiro que já existe, zerar o defícit de sanemanto basico de 19% na água encanada e 57% na coleta de esgoto, sem contar o lixo.
Clique acima para adicionar ao artigo (carro_10.jpg)As doenças de água podre respondem por dois terços das doenças intestinais e por metade da mortalidade infartil no pais até cinco anos, enquanto os investimentos em saneamoneto não passam de cinco bilhões por ano em todo o Brasil. Cada real aplicado a mais em saneamento poupoaria 4 reais e 30 centavos no orçamento da saúde, seria uma receita pública. Mas a classe politca finge que não saca isso. Aí se fala em aquecimento global, ta certo, isso é uma questão vital que pode ajudar a salvar o mundo. Mas é preciso contudo ampliar o conceito que temos sobre “salvar o mundo”, como também sobre “meio ambiente” transformando a questão do saneamento em uma prioridade do tamanho do aquecimento global.
Para os políticos enterrar esgotos não da voto, e para os ambientalistas a queda e a queimada das árvores provocam mais inquietação do que crianças arremessadas na águas podres dentro dos barracos. O que o Brasil precisa reflitir é que está na falta de saneamento de água, esgoto e lixo a maior tragédia ambiental dos brasileiros, até agora sem qualquer prioridade nacional.


BRASIL, O PAÍS DA FOSSA NEGRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO RESOLVIDO SOBRE RENASCIMENTO

1 - (UEL) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que: a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval. b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo. c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas. d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse. e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser huma

Publicidade infantil : deve ou não ser proibida? O Superior Tribunal da Justiça sugere que sim

As propagandas antigas dirigidas às crianças causariam muita polêmica hoje. Um dos comerciais de TV mais famosos é o da tesoura escolar com desenho do Mickey Mouse, de 1992. Nele, um menino desdenha "Eu tenho, você não tem", ostentando o produto. Quem quer ver seu filho humilhando um colega na escola? Nos últimos anos, organizações que defendem os direitos da criança e do consumidor vêm pressionando órgãos legisladores para acabar com a publicidade infantil. Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou a Resolução 163 que reforça o entendimento presente no Código de Defesa do Consumidor (CDC) que proíbe a publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e da falta de experiência da criança. Ela define como abusiva toda a publicidade e comunicação mercadológica direcionada à criança com a intenção de persuadi-la para a compra de um produto ou serviço. Em março de 2016, veio uma decisão histórica. O Superior Tribun

PREFEITO REELEITO ACONSELHA ADVERSÁRIOS A DEIXAREM CIDADE E INSINUA QUE SÓ DARÁ ÁGUA A ALIADOS; VÍDEO

O prefeito reeleito da cidade de Damião, Lucildo Oliveira, do PSB, protagonizou uma cena polêmica ao sugerir, durante a comemoração pela vitória nas urnas, que seus adversários deixem a cidade e se mudem para São Paulo em busca de emprego. Ovacionado por eleitores e aliados, Lucildo disse que só “terão vez os que votaram a favor de Damião” e insinua que só disponibilizará água para quem for seu aliado. “Agora vão atrás dos babões pedir água”, disparou. Lucildo venceu a disputa contra Eleonora Diniz (PSD), com 53,11% dos votos. Confira o vídeo: